Futebol e Criatividade na Prática

Ciências Humanas no Esporte

Futebol e Criatividade na Prática

O Curso Futebol e Criatividade na Prática mostra a importância da criatividade para o desenvolvimento humano e suas aplicações práticas no futebol, apresentando conteúdos que permitem entender as bases conceituais gerais e específicas sobre este fenômeno bem característico da cultura brasileira e que inspira e impacta outras culturas pelo mundo afora. Trata o futebol não somente enquanto manifestação sociocultural e esportiva, mas também como possibilidade de facilitar processos de educação (desenvolvimento humano e social), tendo como referência a chamada “pedagogia da rua”, e finalizando com ricas sugestões práticas de como resgatar esta dimensão da prática esportiva de forma didática.

• Profissionais de Categorias de Base,
  • Professores de Educação Física,
  • Professores de Escolas de Futebol,
  • Agentes comunitários que trabalham com futebol social,
  • Graduandos de Educação Física e Esporte,
  • Treinadores em Geral,
  • Assistentes Sociais,
  • Psicólogos Esportivos,

Diferencial do curso

O grande diferencial deste curso é mostrar a complexidade desta manifestação humana (a criatividade) de forma simples e prática para aqueles que pretendem conhecer melhor os seus elementos e possibilidades, como também aplica-la em suas atividades profissionais, considerando, de forma sistêmica, o seu papel para o desenvolvimento humano e social.

O objetivo deste curso é propor uma reflexão crítica sobre a criatividade, trazendo conceitos fundamentais para a compreensão desta manifestação genuinamente humana e apresentar sugestões de exercícios que estimulem a sua aplicação prática, capacitando profissionais de diferentes áreas que trabalham ou pretendem trabalhar com o futebol.

• 1 Disciplina

Núcleo de Ensino à Distância Universidade do Futebol

O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade do Futebol possui professores e tutores especializados no ensino do futebol através das Tecnologias da Informação e Comunicação.