Programa Gestão de Clubes de Futebol (170 horas)

Gestão Esportiva e Administração
12x R$245,10
ou R$2.590,00 à vista
Após adquirir o produto, você receberá um e-mail com os dados de acesso à plataforma
Adicionar cupom
Cupom: CSV656326 x

Programa Gestão de Clubes de Futebol (170 horas)

12x R$245,10
ou R$2.590,00 à vista
Comprar
Adicionar cupom
Cupom: CSV656326 x

Sobre o curso

MATRÍCULAS ABERTAS!

O futebol profissional está inserido em um ambiente complexo, sendo um fenômeno econômico, social, político e cultural, e vem se tornando cada vez mais competitivo e exigente em termos de resultados a serem obtidos. Diante deste cenário, para se ter sucesso neste ambiente, já não é mais suficiente o conhecimento adquirido apenas de forma empírica ou por meio das experiências de vida. É preciso também, e sobretudo, investir permanentemente em sua capacitação, atualização e desenvolvimento pessoal e profissional. O programa de capacitação em gestão de clubes tem como objetivo apresentar aos alunos os aspectos mais relevantes da gestão do futebol como um todo!

Entender a multidisciplinaridade que é posta em um clube de futebol é de extrema importância rumo a profissionalização que é necessária nos dias de hoje. então por isso abordaremos os seguintes temas: marketing, captação de patrocínios, montagem e administração de equipe multidisciplinar e, claro, a gestão do futebol “dentro das quatro linhas”. Desta forma, o aluno compreenderá melhor o funcionamento do esporte profissional e as melhores formas de tratar a gestão dos clubes.




O Programa

Curso: Gestão do Futebol
Carga horária: 15 horasEspecialista: Arthur Sales

Todas as atividades relacionadas ao futebol têm por objetivo proporcionar a melhoria na qualidade de jogo, que é o coração de um clube de futebol. Os profissionais envolvidos na administração do clube devem se apropriar de conceitos e questões técnicas de campo, pois quanto melhor o conhecimento do profissional, mais recursos disponíveis o gestor terá para tomadas de decisões. Quanto à questão técnica, cabe ao profissional ter ciência da evolução do jogo e acompanhar as tendências do treinamento em futebol para atuar melhor na montagem de elencos e todos os núcleos envolvidos no jogo.

Conteúdo Programático

Módulo 2 - Gestor de Campo
Aula 1 - Futebol: História e Vertentes
Aula 2 - Construindo um Futebol de Qualidade
Aula 3 - Formação e categorias de base

Módulo 3 - Gestão Técnica no Futebol
Aula 1 - Gestão Técnica no Futebol
Aula 2 - Formação Profissional no Futebol
Aula 3 - Gestão de Pessoas, Liderança e Comunicação no Futebol


Curso: Estrutura, Governança e Compliance
Carga horária: 10 horasEspecialista: Arthur Sales

As instituições esportivas vêm sendo pressionadas a substituir o predomínio da paixão dos seus dirigentes pelo foco em gestão de negócios, rentabilidade e visão de lucro. Veja exemplos práticos de como gerir bem um clube de futebol e, com uma gestão mais profissional e séria nos aspectos de governança e compliance, é possível sonhar com um futebol administrado de forma mais sustentável e efetiva.



Conteúdo Programático

Módulo 2 - Sobre Governança
Aula 1 - Princípios e fundamentos de Governança
Aula 2 - Estruturas e práticas de Governança

Módulo 3 - Sobre Compliance
Aula 1 - Estrutura, princípios e fundamentos de Compliance
Aula 2 - Relacionamento e conflitos de interesse
Aula 3 - Ética no futebol, modelos transparentes de gestão


Curso: Gestão Integrada
Carga horária: 145 horas - Especialista: Diversos

No atual ambiente do futebol não basta ter apenas o “amor pelo clube”, especialmente quando se trata de realizar um trabalho de gestão profissional e com alto grau de exigência competitiva. O profissional precisa entender toda a sua complexidade, nas dimensões política, administrativa e técnica, bem como a necessidade de integrá-las. Pensando nisso, traremos algumas das possibilidades existentes para aplicarmos as melhores práticas na gestão de um clube em todas as suas áreas.

Conteúdo Programático

Módulo – Planejamento Estratégico – 8 horas – Arthur Sales
Módulo – Gestão da Comunicação – 25 horas – Virgílio Neto
Módulo – Marketing e Patrocínio – 8 horas – Virgílio Neto
Módulo – Relacionamento Sócio Torcedor – 15 horas – Thaís Basseti
Módulo – Finanças e Novas Receitas – 8 horas – Arthur Sales
Módulo – Gestão de Evento e Arenas – 15 horas – Arthur Sales
Módulo – Gestão Jurídica – 35 horas – Rafael Lacerda
Módulo – Inovação e Tecnologia no Futebol – 10 horas – Nathália Arnosti
Módulo – Futebol Feminino: Implantação e Estruturação – 10 horas – Ana Lorena Marche
Módulo – Responsabilidade Social – 10 horas – Thaís Toledo

Saiba mais sobre os módulos abaixo.


Módulo: Planejamento Estratégico
Carga horária: 08 horas - Especialista: Arthur Sales

Vamos analisar a importância do planejamento geral e estratégico para o futebol! Ainda são poucos os clubes que levam (ou pelo menos procuram levar) a sério este tema, apesar da sua relevância. O planejamento estratégico é um ponto de partida para todas as ações que serão realizadas ao longo prazo para chegar na visão de futuro almejada, ajudando a administrar o tempo, recursos e energia para a estratégia do negócio, auxiliando na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e identificar oportunidades de melhoria.

 

Conteúdo Programático

Módulo 2 - O que é planejamento?
Aula 1 - Criando sentido: Por que planejar?
Aula 2 - Conceitos básicos para um planejamento estratégico baseado numa visão sistêmica
Aula 3 - Reflexões para criação do planejamento estratégico

Módulo 3 - Desenvolvimento do planejamento
Aula 1 - Ferramentas e processos para criação do planejamento estratégico - parte 1
Aula 2 - Ferramentas e processos para criação do planejamento estratégico - parte 2
Aula 3 - Criação da cultura institucional: O planejamento estratégico na prática

Módulo 4 - Planejamento no mundo esportivo
Aula 1 - Especificidades da indústria do Futebol
Aula 2 - Cases de planejamento estratégico em instituições esportivas

 

Módulo: Gestão da Comunicação
Carga horária: 25 horas - Especialista: Virgílio Neto

Marketing e comunicação trabalham juntos, mas são coisas bem diferentes. O marketing esportivo não é a solução para a gestão do clube ou de todos os problemas financeiros. Um clube de futebol, uma federação ou uma confederação possuem vários produtos ligados à modalidade: a equipe, o jogo, o craque, o estádio, o bar, o restaurante. Todos estes itens precisam ser geridos de acordo com os recursos, por isso neste curso vamos apresentar todas as diferenças para que o profissional de gestão tenha ciência de como conduzir cada etapa desse processo tão complexo de comunicação.

Conteúdo Programático

Módulo 2 - Marketing e Comunicação
Aula 1 - Definição de marketing e comunicação
Aula 2 - Tipos de comunicação
Aula 3 - Tipos de marketing
Aula 4 - Sistemas e Estrutura de Marketing
Aula 5 - A Comunicação no Processo do Marketing

Módulo 3 - Marketing e Estratégia
Aula 1 - Um programa de comunicação e marketing
Aula 2 - Estratégia no Marketing - Parte 1
Aula 3 - Estratégia no Marketing - Parte 2
Aula 4 - A comunicação e o planejamento estratégico
Aula 5 - A comunicação persuasiva

Módulo 4 - Esporte e Marketing
Aula 1 - A Teoria da Comunicação Estratégica do Esporte
Aula 2 - Esporte e Marketing
Aula 3 - O estilo de jogo e o marketing/comunicação


Módulo: Marketing e Patrocínio
Carga horária: 08 horas - Especialista: Virgílio Neto

O marketing tornou-se indispensável para os gestores e instituições a partir do momento em que o futebol deixou de ser apenas uma disputa entre competidores para se transformar em atividade econômica. Grandes clubes do futebol mundial se preocupam com essa questão e elaboram ações bem planejadas para aumentar o valor de sua marca, e com isso, atrair patrocinadores e recurso. Ganhos de receita com licenciamentos, captação de novos recursos de marketing e bons contratos com patrocinadores são alguns resultados de um trabalho eficiente e eficaz desse núcleo. A relação entre a marca e consumidor no futebol, não se dá simplesmente por necessidade, mas sim, por paixão, desejo e emoção.

 

Conteúdo Programático

Módulo 2 - Marketing e Marca
Aula 1 - Tipos de Marketing
Aula 2 - O Marketing e a Construção da Marca
Aula 3 - A Comunicação e a Imagem da Marca

Módulo 3 - Patrocínio
Aula 1 - O que é
Aula 2 - Objetivos
Aula 3 - Pressupostos
Aula 4 - Tipos de Patrocínio


Módulo: Relacionamento Sócio Torcedor
Carga horária: 15 horas - Especialista: Thais Basseti

A última década presenciou diversos segmentos de mercado adotarem o discurso de foco no cliente. No Brasil, os clubes de futebol apenas recentemente, perceberam que uma das melhores alternativas para maximizar e oxigenar as suas fontes de receitas, é através do desenvolvimento de ações de fidelização e, consequentemente, do melhor conhecimento do perfil de torcedores do clube. O bom engajamento dos torcedores gera retorno, permitindo não somente determinar a qualidade dos parceiros comerciais junto ao clube, como também, sinalizar de maneira efetiva o potencial de retorno sobre o investimento.

Conteúdo Programático

Módulo 2 - Montando o projeto
Aula 1 - Pontos chaves para um programa de relacionamento
Aula 2 - Definindo regras
Aula 3 - Termo de uso do programa
Aula 4 - Como montar orçamento de um projeto
Aula 5 - Pontos importantes do projeto

Módulo 3 - Equipe de Operações
Aula 1 - Escolha de parceiros
Aula 2 - Montagem da equipe
Aula 3 - Logística
Aula 4 - Montagem de operação de Estádio

Módulo 4 - Equipe de Suporte
Aula 1 - Sistema de venda de ingresso
Aula 2 - SAC e Vendas
Aula 3 - Rede de Beneficios
Aula 4 - KPI´S – Operacionais / Gerenciais


Módulo: Finanças e Novas Receitas
Carga horária: 08 horas - Especialista: Arthur Sales

No cenário atual, temos muitos clubes com suas estruturas deterioradas e com dívidas gigantescas. É possível pagar essas dívidas? Sim, desde que os clubes se reestruturem e tenham consciência de seus atos. Para começar, é necessário não ser dependente das cotas de TV e saber gerir, somar suas fontes de recursos com patrocinadores e produtos desenvolvidos para o torcedor, entender o cenário financeiro e saber que o clube não é mais apenas social. A falta de transparência nos números de uma parcela significativa das agremiações brasileiras, dificulta uma avaliação melhor para identificar falhas.


Conteúdo Programático

Módulo 2 - Gestão Financeira e Contábil
Aula 1 - Diagnóstico da Gestão Financeira dos Clubes de Futebol do Brasil
Aula 2 - Gestão Contábil e normas contábeis das Instituições Esportivas
Aula 3 - Gestão Financeira: Modelos Vigentes (Estrutura Financeira dos Clubes de Futebol)

Módulo 3 - Planejamento e Investimento
Aula 1 - Planejamento e Gestão de Resultados (Orçamento, Métricas e Indicadores)
Aula 2 - Planejamento e Gestão de Caixa (Métricas e Indicadores)
Aula 3 - Retornos sobre Investimentos (ROI)
Aula 4 - Cases de Equilíbrio Fiscal
Aula 5 - Geração de Novas Receitas


Módulo: Gestão de Eventos e Arenas
Carga horária: 15 horas - Especialista: Arthur Sales

Atualmente, as arenas construídas pelo mundo afora não podem ser mais vistas somente como um mero local para a prática esportiva. A gestão de arenas esportivas está se tornando uma atividade complexa, o que exige uma administração mais atenta, qualificada e especializada. Afinal, é preciso manter a qualidade dos serviços oferecidos, efetuar a manutenção periódica do local, bem como promover atualizações tecnológicas constantes no empreendimento.


 

Conteúdo Programático

Módulo 2 - Gestão de Arena
Aula 1 - Gestão de Arena (Gestão de Instalações Esportivas e as funções do Gestor de Instalações Esportivas)
Aula 2 - Gestão de Arena (Instalações Multi-Uso e Receitas)
Aula 3 - Gestão de Arena (Bilheteria)

Módulo 3 - Gestão de Eventos
Aula 1 - Gestão de Escopo e Financeira de Eventos Esportivos (Escopo e Orçamento)
Aula 2 - Gestão de Pessoas e Tarefas (Equipe e Planejamento)
Aula 3 - Gestão de Comunicação do Evento

Módulo 4 - Match Day
Aula 1 - Match Day
Aula 2 - Pré-Evento
Aula 3 - Gestão do Evento
Aula 4 - Pós-Evento
Aula 5 - Segurança (Riscos e desdobramentos)
Aula 6 - Ativações de Patrocínios em eventos e Arena


Módulo: Gestão Jurídica
Carga horária: 35 horas - Especialista: Rafael Lacerda

A partir da Lei Pelé, a relevância dos profissionais especializados em direito esportivo aumentou ainda mais, sendo uma das áreas do conhecimento no futebol que mais cresceu nos últimos 20 anos. Apesar deste crescimento, o diagnóstico que se faz é que muitos clubes ainda não se estruturaram o suficiente para darem conta das demandas que o futebol profissional exige. Neste sentido, é essencial que os gestores no futebol tenham em seus clubes advogados competentes nos aspectos relacionados aos contratos de atletas e contratos comerciais, enquanto advogados externos sejam grandes especialistas nas áreas internacional, tributária, previdenciária e, até mesmo ligada à justiça desportiva.

Conteúdo Programático

Módulo 2 - Legislação Nacional e Internacional
Aula 1 - Evolução da legislação desportiva brasileira
Aula 2 - Justiça desportiva no Brasil
Aula 3 - Direito Desportivo Internacional

Módulo 3 - Mercado
Aula 1 - Mercado de trabalho
Aula 2 - Contratos de Trabalho: incluir direito de imagem
Aula 3 - Direitos Federativos e Economicos
Aula 4 - Direitos de outras profissões

Módulo 4 - Intermediários
Aula 1 - Transferências e o papel dos intermediários
Aula 2 - Transferencias nacionais e internacionais/ Mecanismos de Solidariedade FIFA

Módulo 5 - Lei e Competições
Aula 1 - Clube formador
Aula 2 - Clube empresa
Aula 3 - Regulamento Geral de Competições da CBF

Módulo 6 - Realidades e Tendências
Aula 1 - Mercado de apostas e futebol
Aula 2 - PROFUT
Aula 3 - Transmissão desportiva e novas tecnologias
Aula 4 - Futebol Feminino
Aula 5 - Dopagem


Módulo: Inovação e Tecnologia no Futebol
Carga horária: 10 horas - Especialista: Nathália Arnosti

Além da competição dentro de campo, as equipes ainda precisam ganhar a luta diária pela atenção e lealdade dos torcedores e patrocinadores. E, a tecnologia tem proporcionado novas maneiras para envolver o público. Algumas chegam para o negócio dos esportes e podem melhorar a gestão administrativa dos times, de suas arenas e da interação com os torcedores, além de ajudar os clubes a melhorarem o acompanhamento e a performance dos jogadores, aprimorando seus desempenhos nos treinos e competições. Os dirigentes devem ficar atentos a essa tendência para não correr o risco de ficar para trás diante de seus oponentes.

Conteúdo Programático

Módulo 2 - Sobre tecnologia
Aula 1 - Uma visão sistêmica sobre a tecnologia aplicada ao futebol
Aula 2 - Novas tecnologias e suas tendências

Módulo 3 - Tecnologia e Esporte
Aula 1 - A tecnologia a favor dos esportes de alto rendimento.
Aula 2 - Tecnologias no futebol: como utilizá-las?
Aula 3 - Case tecnologia


Módulo: Futebol Feminino - Implantação e Estruturação
Carga horária: 10 horas - Especialista: Ana Lorena Marche

O Brasil, conhecido como o país do futebol, tem suas dificuldades de apresentar uma boa estrutura e apoio às mulheres que jogam futebol. Neste curso iremos apresentar exemplos práticos de como adaptar a gestão às especificidades do futebol feminino, como diversos fatores (calendário, organização, apoio) interferem no jogo e conhecimentos aplicados ao futebol feminino, de forma a ampliar a participação de mercado dentro da modalidade futebol.


Conteúdo Programático

Módulo 2 - Histórico e Evolução
Aula 1 - Histórico da Modalidade no Brasil e no Mundo
Aula 2 - Principais planos de desenvolvimento – Regras e obrigatoriedades
Aula 3 - Campeonatos brasileiros e Mundiais

Módulo 3 - Modelos de Gestão
Aula 1 - Principais modelos de gestão
Aula 2 - Construção de um departamento de futebol feminino

Módulo 4 - Na prática
Aula 1 - Cases do Futebol Feminino
Aula 2 - Perspectivas brasileiras e Mundiais para os próximos anos


Módulo: Responsabilidade Social
Carga horária: 10 horas - Especialista: Thaís Toledo

O impacto social do futebol no Brasil é indiscutível e ainda pouco dimensionado. Nesse contexto, como ficam os principais atores do futebol: os times e os jogadores? No país, são poucos os clubes que se esforçam em envolver seus jogadores em ações de responsabilidade social. Este processo permite a formação não só de cidadãos mais conscientes, mas de torcedores mais responsáveis e inclusive mais comprometidos com o clube.



Conteúdo Programático

Módulo 2 - Reflexões
Aula 1 - Realidade Social e Futebol
Aula 2 - Reflexos da desigualdade no Futebol

Módulo 3 - Teoria e Prática
Aula 1 - Proteção Social
Aula 2 - Proteção Social na Prática
Aula 3 - Fundamentos e Princípios de Responsabilidade Social
Aula 4 - Responsabilidade Social no Futebol
Aula 5 - Serviço social na visão sistêmica
Aula 6 - Serviço Social no Futebol
Aula 7 - Cases

  • 14 Disciplinas
  • 54 Módulos
  • 126 Aulas
  • 41 Alunos matriculados

- Ana Lorena Marche - Arthur Sales - Nathália Arnosti - Rafael Lacerda - Thaís Basseti - Thaís Toledo - Virgílio Neto


Como funciona?

Em alguns passos você acessa a plataforma e inicia os seus estudos sem trabalho nenhum!

  • 1 Compre nossos cursos.
  • 2 Receba o acesso à plataforma.
  • 3 Aproveite o seu material exclusivo!