Programa Gestão de Clubes de Futebol (170 horas)

Gestão Esportiva e Administração
R$2.590,00
12x R$133,82

50% de desconto

ou R$1.295,00 à vista
Após adquirir o produto, você receberá um e-mail com os dados de acesso à plataforma
Adicionar cupom
Cupom: x

Programa Gestão de Clubes de Futebol (170 horas)

R$2.590,00
12x R$133,82

50% de desconto

ou R$1.295,00 à vista
Cupom:

Sobre o curso

 

O que este programa vai te proporcionar?

Através do Programa Gestão de Clubes de Futebol você irá se aprofundar nos aspectos mais relevantes da gestão do futebol pra entender quais os conhecimentos, as práticas, as ferramentas e as atitudes para exercer uma gestão profissional em um clube. 

Você irá compreender como a interdisciplinaridade que é posta em um clube de futebol é de extrema importância rumo a profissionalização; para isso, estudará temas como: marketing, captação de patrocínios, montagem e administração de equipe multidisciplinar e, claro, a gestão do futebol “dentro das quatro linhas”. 

Certificação

Este programa é um conjunto de 13 cursos, cada um com um tema chave para a Gestão de Clubes de Futebol, que juntos, compõe este programa. Por isso você irá receber 13 certificados dos cursos avulsos (cada um com uma carga horária), e 1 certificado geral de 170 horas deste programa. 

  

O que você irá estudar?

A seguir apresentaremos os 13 cursos que compõe este programa.

  

 Curso: Gestão do Futebol
 Carga horária: 15 horasEspecialista: Arthur Sales

 Todas as atividades relacionadas ao futebol têm por objetivo proporcionar a melhoria na qualidade de jogo, que é o coração de  um clube de futebol. Os profissionais envolvidos na administração do  clube devem se apropriar de conceitos e questões técnicas de campo, pois quanto melhor o conhecimento do profissional, mais recursos disponíveis o gestor terá para tomadas de decisões. Quanto à questão técnica, cabe ao profissional ter ciência da evolução do jogo e acompanhar as tendências do treinamento em futebol para atuar melhor na montagem de elencos e todos os núcleos envolvidos no jogo.

Conteúdo Programático

Módulo 2 - Gestor de Campo
Aula 1 - Futebol: História e Vertentes
Aula 2 - Construindo um Futebol de Qualidade
Aula 3 - Formação e categorias de base

Módulo 3 - Gestão Técnica no Futebol
Aula 1 - Gestão Técnica no Futebol
Aula 2 - Formação Profissional no Futebol
Aula 3 - Gestão de Pessoas, Liderança e Comunicação no Futebol

  

 Curso: Estrutura, Governança e Compliance
 Carga horária: 10 horasEspecialista: Arthur Sales

 As instituições esportivas vêm sendo pressionadas a substituir o predomínio da paixão dos seus dirigentes pelo foco em gestão de negócios, rentabilidade e visão de lucro. Veja exemplos práticos de como gerir bem um clube de futebol e, com uma gestão mais profissional e séria nos aspectos de governança e compliance, é possível sonhar com um futebol administrado de forma mais sustentável e efetiva.

 Conteúdo Programático

Módulo 2 - Sobre Governança
Aula 1 - Princípios e fundamentos de Governança
Aula 2 - Estruturas e práticas de Governança

Módulo 3 - Sobre Compliance
Aula 1 - Estrutura, princípios e fundamentos de Compliance
Aula 2 - Relacionamento e conflitos de interesse
Aula 3 - Ética no futebol, modelos transparentes de gestão

  

 Curso: Gestão Integrada
 Carga horária: 145 horas - Especialista: Diversos

 No atual ambiente do futebol não basta ter apenas o “amor pelo clube”, especialmente quando se trata de realizar um trabalho de gestão profissional e com alto grau de exigência competitiva. O profissional precisa entender toda a sua complexidade, nas dimensões política, administrativa e técnica, bem como a necessidade de integrá-las. Pensando nisso, traremos algumas das possibilidades existentes para aplicarmos as melhores práticas na gestão de um clube em todas as suas áreas.

 
Conteúdo Programático

Módulo – Planejamento Estratégico – 8 horas – Arthur Sales
Módulo – Gestão da Comunicação – 25 horas – Virgílio Neto
Módulo – Marketing e Patrocínio – 8 horas – Virgílio Neto
Módulo – Relacionamento Sócio Torcedor – 15 horas – Thaís Basseti
Módulo – Finanças e Novas Receitas – 8 horas – Arthur Sales
Módulo – Gestão de Evento e Arenas – 15 horas – Arthur Sales
Módulo – Gestão Jurídica – 35 horas – Rafael Lacerda
Módulo – Inovação e Tecnologia no Futebol – 10 horas – Nathália Arnosti
Módulo – Futebol Feminino: Implantação e Estruturação – 10 horas – Ana Lorena Marche
Módulo – Responsabilidade Social – 10 horas – Thaís Toledo

 

Módulo: Planejamento Estratégico
Carga horária: 08 horas - Especialista: Arthur Sales

Vamos analisar a importância do planejamento geral e estratégico para o futebol! Ainda são poucos os clubes que levam (ou pelo menos procuram levar) a sério este tema, apesar da sua relevância. O planejamento estratégico é um ponto de partida para todas as ações que serão realizadas ao longo prazo para chegar na visão de futuro almejada, ajudando a administrar o tempo, recursos e energia para a estratégia do negócio, auxiliando na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e identificar oportunidades de melhoria.

 

Conteúdo Programático

Módulo 2 - O que é planejamento?
Aula 1 - Criando sentido: Por que planejar?
Aula 2 - Conceitos básicos para um planejamento estratégico baseado numa visão sistêmica
Aula 3 - Reflexões para criação do planejamento estratégico

Módulo 3 - Desenvolvimento do planejamento
Aula 1 - Ferramentas e processos para criação do planejamento estratégico - parte 1
Aula 2 - Ferramentas e processos para criação do planejamento estratégico - parte 2
Aula 3 - Criação da cultura institucional: O planejamento estratégico na prática

Módulo 4 - Planejamento no mundo esportivo
Aula 1 - Especificidades da indústria do Futebol
Aula 2 - Cases de planejamento estratégico em instituições esportivas

 

Módulo: Gestão da Comunicação
Carga horária: 25 horas - Especialista: Virgílio Neto

Marketing e comunicação trabalham juntos, mas são coisas bem diferentes. O marketing esportivo não é a solução para a gestão do clube ou de todos os problemas financeiros. Um clube de futebol, uma federação ou uma confederação possuem vários produtos ligados à modalidade: a equipe, o jogo, o craque, o estádio, o bar, o restaurante. Todos estes itens precisam ser geridos de acordo com os recursos, por isso neste curso vamos apresentar todas as diferenças para que o profissional de gestão tenha ciência de como conduzir cada etapa desse processo tão complexo de comunicação.


Conteúdo Programático

Módulo 2 - Marketing e Comunicação
Aula 1 - Definição de marketing e comunicação
Aula 2 - Tipos de comunicação
Aula 3 - Tipos de marketing
Aula 4 - Sistemas e Estrutura de Marketing
Aula 5 - A Comunicação no Processo do Marketing

Módulo 3 - Marketing e Estratégia
Aula 1 - Um programa de comunicação e marketing
Aula 2 - Estratégia no Marketing - Parte 1
Aula 3 - Estratégia no Marketing - Parte 2
Aula 4 - A comunicação e o planejamento estratégico
Aula 5 - A comunicação persuasiva

Módulo 4 - Esporte e Marketing
Aula 1 - A Teoria da Comunicação Estratégica do Esporte
Aula 2 - Esporte e Marketing
Aula 3 - O estilo de jogo e o marketing/comunicação

 

Módulo: Marketing e Patrocínio
Carga horária: 08 horas - Especialista: Virgílio Neto

O marketing tornou-se indispensável para os gestores e instituições a partir do momento em que o futebol deixou de ser apenas uma disputa entre competidores para se transformar em atividade econômica. Grandes clubes do futebol mundial se preocupam com essa questão e elaboram ações bem planejadas para aumentar o valor de sua marca, e com isso, atrair patrocinadores e recurso. Ganhos de receita com licenciamentos, captação de novos recursos de marketing e bons contratos com patrocinadores são alguns resultados de um trabalho eficiente e eficaz desse núcleo. A relação entre a marca e consumidor no futebol, não se dá simplesmente por necessidade, mas sim, por paixão, desejo e emoção.

 

Conteúdo Programático

Módulo 2 - Marketing e Marca
Aula 1 - Tipos de Marketing
Aula 2 - O Marketing e a Construção da Marca
Aula 3 - A Comunicação e a Imagem da Marca

Módulo 3 - Patrocínio
Aula 1 - O que é
Aula 2 - Objetivos
Aula 3 - Pressupostos
Aula 4 - Tipos de Patrocínio

 

Módulo: Relacionamento Sócio Torcedor
Carga horária: 15 horas - Especialista: Thais Basseti

A última década presenciou diversos segmentos de mercado adotarem o discurso de foco no cliente. No Brasil, os clubes de futebol apenas recentemente, perceberam que uma das melhores alternativas para maximizar e oxigenar as suas fontes de receitas, é através do desenvolvimento de ações de fidelização e, consequentemente, do melhor conhecimento do perfil de torcedores do clube. O bom engajamento dos torcedores gera retorno, permitindo não somente determinar a qualidade dos parceiros comerciais junto ao clube, como também, sinalizar de maneira efetiva o potencial de retorno sobre o investimento.

Conteúdo Programático

Módulo 2 - Montando o projeto
Aula 1 - Pontos chaves para um programa de relacionamento
Aula 2 - Definindo regras
Aula 3 - Termo de uso do programa
Aula 4 - Como montar orçamento de um projeto
Aula 5 - Pontos importantes do projeto

Módulo 3 - Equipe de Operações
Aula 1 - Escolha de parceiros
Aula 2 - Montagem da equipe
Aula 3 - Logística
Aula 4 - Montagem de operação de Estádio

Módulo 4 - Equipe de Suporte
Aula 1 - Sistema de venda de ingresso
Aula 2 - SAC e Vendas
Aula 3 - Rede de Beneficios
Aula 4 - KPI´S – Operacionais / Gerenciais

  

Módulo: Finanças e Novas Receitas
Carga horária: 08 horas - Especialista: Arthur Sales

No cenário atual, temos muitos clubes com suas estruturas deterioradas e com dívidas gigantescas. É possível pagar essas dívidas? Sim, desde que os clubes se reestruturem e tenham consciência de seus atos. Para começar, é necessário não ser dependente das cotas de TV e saber gerir, somar suas fontes de recursos com patrocinadores e produtos desenvolvidos para o torcedor, entender o cenário financeiro e saber que o clube não é mais apenas social. A falta de transparência nos números de uma parcela significativa das agremiações brasileiras, dificulta uma avaliação melhor para identificar falhas.

 

Conteúdo Programático

Módulo 2 - Gestão Financeira e Contábil
Aula 1 - Diagnóstico da Gestão Financeira dos Clubes de Futebol do Brasil
Aula 2 - Gestão Contábil e normas contábeis das Instituições Esportivas
Aula 3 - Gestão Financeira: Modelos Vigentes (Estrutura Financeira dos Clubes de Futebol)

Módulo 3 - Planejamento e Investimento
Aula 1 - Planejamento e Gestão de Resultados (Orçamento, Métricas e Indicadores)
Aula 2 - Planejamento e Gestão de Caixa (Métricas e Indicadores)
Aula 3 - Retornos sobre Investimentos (ROI)
Aula 4 - Cases de Equilíbrio Fiscal
Aula 5 - Geração de Novas Receitas

 

Módulo: Gestão de Eventos e Arenas
Carga horária: 15 horas - Especialista: Arthur Sales

Atualmente, as arenas construídas pelo mundo afora não podem ser mais vistas somente como um mero local para a prática esportiva. A gestão de arenas esportivas está se tornando uma atividade complexa, o que exige uma administração mais atenta, qualificada e especializada. Afinal, é preciso manter a qualidade dos serviços oferecidos, efetuar a manutenção periódica do local, bem como promover atualizações tecnológicas constantes no empreendimento.

Conteúdo Programático

Módulo 2 - Gestão de Arena
Aula 1 - Gestão de Arena (Gestão de Instalações Esportivas e as funções do Gestor de Instalações Esportivas)
Aula 2 - Gestão de Arena (Instalações Multi-Uso e Receitas)
Aula 3 - Gestão de Arena (Bilheteria)

Módulo 3 - Gestão de Eventos
Aula 1 - Gestão de Escopo e Financeira de Eventos Esportivos (Escopo e Orçamento)
Aula 2 - Gestão de Pessoas e Tarefas (Equipe e Planejamento)
Aula 3 - Gestão de Comunicação do Evento

Módulo 4 - Match Day
Aula 1 - Match Day
Aula 2 - Pré-Evento
Aula 3 - Gestão do Evento
Aula 4 - Pós-Evento
Aula 5 - Segurança (Riscos e desdobramentos)
Aula 6 - Ativações de Patrocínios em eventos e Arena

 

Módulo: Gestão Jurídica
Carga horária: 35 horas - Especialista: Rafael Lacerda

A partir da Lei Pelé, a relevância dos profissionais especializados em direito esportivo aumentou ainda mais, sendo uma das áreas do conhecimento no futebol que mais cresceu nos últimos 20 anos. Apesar deste crescimento, o diagnóstico que se faz é que muitos clubes ainda não se estruturaram o suficiente para darem conta das demandas que o futebol profissional exige. Neste sentido, é essencial que os gestores no futebol tenham em seus clubes advogados competentes nos aspectos relacionados aos contratos de atletas e contratos comerciais, enquanto advogados externos sejam grandes especialistas nas áreas internacional, tributária, previdenciária e, até mesmo ligada à justiça desportiva.


Conteúdo Programático

Módulo 2 - Legislação Nacional e Internacional
Aula 1 - Evolução da legislação desportiva brasileira
Aula 2 - Justiça desportiva no Brasil
Aula 3 - Direito Desportivo Internacional

Módulo 3 - Mercado
Aula 1 - Mercado de trabalho
Aula 2 - Contratos de Trabalho: incluir direito de imagem
Aula 3 - Direitos Federativos e Economicos
Aula 4 - Direitos de outras profissões

Módulo 4 - Intermediários
Aula 1 - Transferências e o papel dos intermediários
Aula 2 - Transferencias nacionais e internacionais/ Mecanismos de Solidariedade FIFA

Módulo 5 - Lei e Competições
Aula 1 - Clube formador
Aula 2 - Clube empresa
Aula 3 - Regulamento Geral de Competições da CBF

Módulo 6 - Realidades e Tendências
Aula 1 - Mercado de apostas e futebol
Aula 2 - PROFUT
Aula 3 - Transmissão desportiva e novas tecnologias
Aula 4 - Futebol Feminino
Aula 5 - Dopagem

 


Módulo:
Inovação e Tecnologia no Futebol
Carga horária: 10 horas - Especialista: Nathália Arnosti

Além da competição dentro de campo, as equipes ainda precisam ganhar a luta diária pela atenção e lealdade dos torcedores e patrocinadores. E, a tecnologia tem proporcionado novas maneiras para envolver o público. Algumas chegam para o negócio dos esportes e podem melhorar a gestão administrativa dos times, de suas arenas e da interação com os torcedores, além de ajudar os clubes a melhorarem o acompanhamento e a performance dos jogadores, aprimorando seus desempenhos nos treinos e competições. Os dirigentes devem ficar atentos a essa tendência para não correr o risco de ficar para trás diante de seus oponentes.


Conteúdo Programático

Módulo 2 - Sobre tecnologia
Aula 1 - Uma visão sistêmica sobre a tecnologia aplicada ao futebol
Aula 2 - Novas tecnologias e suas tendências

Módulo 3 - Tecnologia e Esporte
Aula 1 - A tecnologia a favor dos esportes de alto rendimento.
Aula 2 - Tecnologias no futebol: como utilizá-las?
Aula 3 - Case tecnologia

 

Módulo: Futebol Feminino - Implantação e Estruturação
Carga horária: 10 horas - Especialista: Ana Lorena Marche

O Brasil, conhecido como o país do futebol, tem suas dificuldades de apresentar uma boa estrutura e apoio às mulheres que jogam futebol. Neste curso iremos apresentar exemplos práticos de como adaptar a gestão às especificidades do futebol feminino, como diversos fatores (calendário, organização, apoio) interferem no jogo e conhecimentos aplicados ao futebol feminino, de forma a ampliar a participação de mercado dentro da modalidade futebol.

 



Conteúdo Programático

Módulo 2 - Histórico e Evolução
Aula 1 - Histórico da Modalidade no Brasil e no Mundo
Aula 2 - Principais planos de desenvolvimento – Regras e obrigatoriedades
Aula 3 - Campeonatos brasileiros e Mundiais

Módulo 3 - Modelos de Gestão
Aula 1 - Principais modelos de gestão
Aula 2 - Construção de um departamento de futebol feminino

Módulo 4 - Na prática
Aula 1 - Cases do Futebol Feminino
Aula 2 - Perspectivas brasileiras e Mundiais para os próximos anos

 

Módulo: Responsabilidade Social
Carga horária: 10 horas - Especialista: Thaís Toledo

O impacto social do futebol no Brasil é indiscutível e ainda pouco dimensionado. Nesse contexto, como ficam os principais atores do futebol: os times e os jogadores? No país, são poucos os clubes que se esforçam em envolver seus jogadores em ações de responsabilidade social. Este processo permite a formação não só de cidadãos mais conscientes, mas de torcedores mais responsáveis e inclusive mais comprometidos com o clube.

 

 


Conteúdo Programático

Módulo 2 - Reflexões
Aula 1 - Realidade Social e Futebol
Aula 2 - Reflexos da desigualdade no Futebol

Módulo 3 - Teoria e Prática
Aula 1 - Proteção Social
Aula 2 - Proteção Social na Prática
Aula 3 - Fundamentos e Princípios de Responsabilidade Social
Aula 4 - Responsabilidade Social no Futebol
Aula 5 - Serviço social na visão sistêmica
Aula 6 - Serviço Social no Futebol
Aula 7 - Cases

  • 14 Disciplinas
  • 56 Módulos
  • 143 Aulas
  • 149 Alunos matriculados

- Ana Lorena Marche - Arthur Sales - Nathália Arnosti - Rafael Lacerda - Thaís Basseti - Thaís Toledo - Virgílio Neto


Como funciona?

Em alguns passos você acessa a plataforma e inicia os seus estudos sem trabalho nenhum!

  • 1 Compre nossos cursos.
  • 2 Receba o acesso à plataforma.
  • 3 Aproveite o seu material exclusivo!